Mini Implante de Ancoragem Ortodôntica

MINI – IMPLANTES PARA ANCORAGEM ORTODÔNTICA

Com o advento da fixação interna rígida através de placas e parafusos de titânio para a correção das fraturas (figura 1) e mais recentemente com o crescimento do uso de implantes dentários de titânio, chegou-se ao consenso de que o titânio é um material que reúne quase todas as características biológicas indispensáveis para a biossegurança aos tecidos moles e duros do complexo maxilofacial.

Micro placas e parafusos de titânio

1.Micro placas e parafusos de titânio

Neste contexto, a modificação do formato e das características dos parafusos de titânio para o uso na ortodontia, baseado em estudos clínicos, fez com que a técnica para ancoragem absoluta através dos mini implantes ortodônticos seja hoje uma realidade, tornando o tratamento menos incômodo e mais eficiente.

Ainda hoje existem certas situações ortodônticas que demandam grandes dificuldades técnicas, tais como a distalização e intrusão de molares. A ancoragem óssea absoluta obtida com os mini implantes ortodônticos veio simplificar o trabalho do ortodontista nestes casos específicos (figura 2).

Micro placas e parafusos de titânio

2.Mini implantes ortodônticos

A técnica de inserção dos mini-implantes ortodônticos é bastante simples. Sob anestesia local, seleciona-se o local de seleção dos implantes, geralmente entre as raízes dos dentes envolvidos, tanto na mandíbula, mas especialmente na maxila. Faz-se pequena incisão no local e insere-se o mini-implante, manualmente ou com uso de brocas. Quase sempre não são necessárias suturas, já que a incisão é mínima e a recuperação é indolor e rápida (figura 3).

Micro placas e parafusos de titânio

3.Mini implante em posição

A presença de um anteparo metálico dentro do tecido ósseo permite que o ortodontista faça movimentos mais precisos e mais rápidos utilizando o mini implante como âncora, reduzindo o tempo de ortodontia, já que a técnica de ancoragem fixa permite os movimentos necessários para o bom andamento do planejamento.

Outras vantagens do tratamento ortodôntico com o auxílio de mini implantes são o menor tempo de tratamento ortodôntico e consequentemente a redução nos custos, o reduzido tempo cirúrgico, a técnica pouco invasiva, a eliminação da necessidade do uso de aparelhos extra-orais, tamanho reduzido dos mini implantes o que possibilita o seu uso em quase todas as situações clínicas, capacidade de suportar grandes forças ortodônticas, e a possibilidade de movimentação sem interferir na estabilidade dos dentes pilares.

Como conclusão, a técnica dos mini-implantes ortodônticos é totalmente segura, otimizando os resultados finais e reduzindo o tempo de tratamento.