CÂNCER DE ÂNUS
Sangramento, dor, massa na região anal podem estar associados ao câncer de ânus. Mas em muitos casos o câncer de ânus não sangra, não dói e não se observa massa.
Uma sensação de desconforto anal (pequeno ou grande) pode ser o único sintoma de um câncer de ânus. O toque retal é um exame importante e que pode denunciar a presença de um tumor no ânus (ou na porção terminal do reto), por esta razão este exame sempre deverá será realizado pelo médico que ouvir do paciente alguma das queixas descritas anteriormente (sangramento, dor ou massa).
Este câncer pode se originar da região interna (do ânus ou canal anal) ou da pele da margem anal. A complementação do exame do paciente (após o toque) com uma endoscopia (reto, sigmóide ou colonoscopia) associada à biópsia orientará o tratamento a ser realizado.
O tratamento inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia, juntos ou separados, dependendo do tamanho e localização do tumor.
Pode ser indicada uma cirurgia mais ampla quando o tumor for maligno, grande ou fixado a órgão vizinhos. Em qualquer situação, se o tumor for detectado precocemente, existe a possibilidade de cura definitiva da doença.