PROLAPSO DE RETO
Prolapso de reto é a exteriorização do reto através do ânus.
Por razões diferentes, na criança e no adulto, o reto se projeta para o exterior, através do ânus.
Na criança, a parede (mucosa) do reto, que ainda é frouxa e com pouca fixação aos tecidos mais profundos da própria parede, o prolapso acontece, freqüentemente, associado a quadros de diarréia. Devido à múltiplas evacuações, com discreta ou intensa desidratação, a parede do reto prolaba (exterioriza). Nesta situação, estando os pais orientados, em geral por experiência anterior, poderão realizar a colocação do reto para dentro, com manobras que já aprenderam. Caso as desconheçam, devem evitar que um leigo atue, procurando um serviço médico para este fim (unidade sanitária, ambulatório ou hospital).
Este prolapso, em crianças, representa, com freqüência, uma complicação da diarréia; terá, então, sua resolução a partir da cura da doença que o originou. Com o crescimento da criança, a mucosa do reto se fixa no seu habitat natural, desaparecendo a probabilidade de sua exteriorização.
No adulto, esta situação se apresenta de outra forma: não é, geralmente, uma exteriorização só da mucosa mas de toda a espessura da parede retal; é então chamada de Prolapso Total ou de Procidência do Reto.
É um quadro distinto do que foi descrito na criança: o prolapso do adulto acontece por outras causas, principalmente, por enfraquecimento do assoalho pélvico, que se localiza na parte interna da bacia; a musculatura, sem a elasticidade e a resistência necessária, permite que o reto se prolabe, isto é, se projete para fora. Pode, igualmente, ser tentada a redução do prolapso (procidência) como uma emergência, mas deverá sempre ser procurada uma terapêutica mais definitiva, através de cirurgia, com reforço da musculatura do assoalho, utilizando os próprios músculos da bacia, ou, através do uso de próteses tipo telas.
Perguntas que você pode fazer ao seu médico
É necessário fazer cirurgia em caso de prolapso de reto?
Qual a diferença entre prolapso de reto e hemorróidas?
Prolapso de reto pode estar associado a hemorróidas?