Preliminares

PRELIMINARES

Quando se fala em sexo, não se deve pensar somente nos órgãos sexuais. Nosso corpo possui milhares de pontos ou zonas erógenas que, por meio do toque e da troca de carícias, estimulam o prazer. Muitos casais conhecem o poder das preliminares e se sentem satisfeitos somente com elas. Para alguns, a sensação é bem mais agradável nessa etapa do que no sexo em si.
Ainda assim, muitos homens atuam no modo econômico no momento do aquecimento sexual, não o vendo como uma parte do sexo, mas algo sem valor, visando aquilo que interessa – a penetração – abreviando, dessa forma, a relação sexual, numa manifestação puramente genital. É sabido que homens e mulheres encaram de forma bem diferente o momento que vem antes da penetração. Enquanto eles focalizam suas zonas erógenas em seu aparelho genital, elas têm como característica precisar de mais tempo dedicado às preliminares. Muitas chegam a considerar seus parceiros egoístas, sentindo-se como objetos sexuais por não conhecerem a importância da preliminar para aumentar e intensificar a excitação sexual.

Fato é que a sexualidade não precisa ser resumida ao encontro dos genitais. O antes e o depois é tão importante quanto o durante, pois é através das preliminares que o corpo se prepara para o ato em si. Elas são desencadeadoras da resposta sexual, permitindo assim que a excitação aumente, ocorrendo alterações fisiológicas, tanto nas mulheres quanto nos homens. Neles, o pênis se enche de sangue e nelas ocorre tanto a lubrificação como o alongamento da vagina para que o pênis possa ser recebido sem qualquer tipo incômodo.

Assim, é preciso que tenhamos em mente que as preliminares são capazes de desencadear o desejo. A troca de carícias gera um aumento da excitação que, por sua vez, aumenta o prazer sexual, tornando o sexo muito mais intenso, ou seja, o que acontece antes influencia no prazer durante e após. Por conta disso, as preliminares são capazes de colocar os dois na mesma sintonia, não fazendo do sexo um ato mecânico e solitário, enquanto a sua falta pode deixar a resposta sexual inibida, e levar a disfunções sexuais.

Já foi dito que alguns homens têm uma necessidade sexual específica, com sua concentração presa ao orgasmo. Somado a isso, algumas mulheres ainda não sabem como pedir que valorizem suas necessidades. Não é de hoje que sabemos que elas desejam que o sexo não seja focado só no ato, o que pode ser uma boa experiência para que o casal aprenda a aumentar seu contato com o prazer. A atenção, o amor e o respeito por si e pelo outro são fundamentais para o sexo prazeroso. Além do homem e da mulher, o relacionamento pode se beneficiar muito com as preliminares. Cabe ao parceiro insatisfeito conversar sobre onde quer ser tocado, como gosta e o que espera do sexo, o que demanda um autoconhecimento de necessidades e desejos, além do conhecimento dos processos fisiológicos durante a excitação e obtenção de prazer.

Vale ressaltar que o sexo é uma continuidade da sexualidade que o casal se permite exercer durante o dia-a-dia. Mas, o período que deve ser utilizado com as preliminares varia de casal para casal. Em geral, ser carinhoso e criativo já é um bom passo. É preciso ler as reações, pois, em alguns momentos, as preliminares podem até serem deixadas de lado. Ou seja, não há receita pronta para o que pode ser considerado um bom começo. É preciso sentir o clima, perceber o que se quer daquele momento e o que se busca naquele encontro. Muito mais do que dicas ‘especializadas’, o ingrediente fundamental é a espontaneidade, que ajuda na liberação da inibição e na disponibilidade da entrega.