Ramo da medicina que estuda e trata o aparelho cardiovascular (coração), suas doenças ou enfermidades. A especialidade abrange o diagnóstico médico e o tratamento de problemas congênitos do coração, doença da artéria coronariana, insuficiência cardíaca, valvulopatias e eletrofisiologia.
Arritmias – As arritmias podem ser assintomáticas ou sintomáticas, dependendo da sua intensidade e da situação clínica do portador
Aterosclerose – É o depósito no interior das artérias de substâncias gordurosas junto com colesterol, cálcio, produtos de degradação celular e fibrina (material envolvido na coagulação do sangue e formador de coágulos).
Câncer e Coração – A maioria dos tumores do coração não tem origem no próprio coração, pois são mais freqüentemente oriundos de tumores à distância (metastáticos).
Câncer e Coração – Tumores Primitivos do Coração – Os tumores primários, ou primitivos do coração, isto é os que se originam no coração, são muito raros.
Chocolate – O chocolate foi levado do México para a Europa no século XVI. Os invasores espanhóis se encantaram com o chá desta planta, se surpreenderam menos com o seu gosto e mais agradavelmente com os seus outros efeitos. O gosto amargo foi contornado adocicando o cacau conforme o gosto de cada um.
Cianose – É uma coloração azulada da pele ou das mucosas.Existem três tipos de cianose, a central, a periférica e a diferencial.
Colesterol – As gorduras do sangue – os lipídios – são compostos principalmente pelo Colesterol, o HDL Colesterol (chamado de o bom colesterol), o LDL Colesterol (chamado de o mau colesterol) e os Triglicerídios.
Colesterol e Fibras – Uma dieta rica em fibras, além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda na prevenção do câncer de intestino grosso.
Como Corrigir O Fator de Risco Colesterol – As gorduras não-saturadas ajudam a diminuir os níveis de colesterol do sangue quando são usadas na alimentação, como substitutos das gorduras saturadas.
Coração e a Aspirina – Se pesarmos os prós e os contras quanto ao uso da aspirina ela pende a favor do seu uso. No entanto as chances de benefício variam de pessoa para pessoa, e isso você e o seu médico devem decidir.
Dentes e Coração – Endocardite é uma doença séria associada a mortalidade significante.Diretrizes de manejo de pacientes com doença valvar ou cardiopatia com alteração anatômica.
Dor no Peito, Angina e Infarto – Entre as dores mais temidas, estão as chamadas dores do coração e, dentre as quais, a angina do peito e o infarto são as que motivam maiores temores por serem as mais conhecidas e consideradas como as de maior probabilidade de serem fatais.
Edema Agudo de Pulmão – É uma grave situação clinica, de muito sofrimento, com sensação de morte iminente e que exige atendimento médico urgente.
Endocardites – A endocardite se localiza preferencialmente nas válvulas do coração, mas pode ser encontrada em qualquer parte do endocárdio, podendo ser classificada em aguda e subaguda.
Estatinas e Colesterol – O colesterol, que já foi considerado o inimigo maior do nosso sistema cardiovascular, é formado principalmente no nosso fígado.
Estresse e Coração – Existem pesquisas que mostram que o estresse afeta o organismo causando alterações celulares de maneira a aumentar a incidência de doenças.
Fatores de Risco Para Doenças Cardíacas – São condições que predispõem uma pessoa a maior risco de desenvolver doenças do coração e dos vasos. Existem diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares, os quais podem ser divididos em imutáveis e mutáveis.
Infarto – O Ataque do Coração – Se dá quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente
Infarto do Miocárdio e Nitroglicerina – Hoje em dia, o medicamento de escolha para tratar a angina do peito é a nitroglicerina (ou trinitrina) e seus derivados.
Insuficiência Cardíaca – O coração é um músculo formado por duas metades, a direita e a esquerda. Quando uma dessas cavidades falha como bomba, não sendo capaz de enviar adiante todo o sangue que recebe, falamos que há insuficiência cardíaca.
Lesões Valvulares do Coração – Conheça as principais lesões valvulares do coração
Menopausa e Coração – Estudos recentes mostram que a reposição hormonal pode ter significativo benefício para o coração das mulheres depois da menopausa.
Morte Súbita – As mortes súbitas, na grande maioria dos casos, são provocadas por arritmias do ciclo cardíaco.
Os Exames para Cardiologia – Existem diversos exames para diagnosticarmos doenças do coração. Quais os exames que um paciente deve realizar é uma decisão que cabe ao médico que se baseará na história clínica e nos achados de exame clínico feitos no paciente.
Pericardites – Quando o pericárdio está inflamado ou infectado dizemos haver uma pericardite que pode ser um dos tipos de pericardite descritos
Pressão Baixa – É uma das queixas mais freqüentes e, na grande maioria dos casos, é um sinal de boa saúde
Prevenção da Arteriosclerose – Entre os fatores conhecidos que propiciam o desenvolvimento da arteriosclerose e as doenças consequentes a ela estão: a idade, o sexo da pessoa, a hereditariedade, o estilo de vida sedentário, o diabete, o fumo, o uso de alguns medicamentos, as tensões da vida e a dieta.
Sexo Depois do Infarto – A maioria das pessoas que já teve um infarto sabe que pode voltar a ter uma vida sexual satisfatória como antes de ser atingida pela doença.
Síndrome do Coração Partido – Esta síndrome é de ocorrência muito rara, e acomete principalmente as mulheres de meia idade.