Especialidade que trata das doenças e perturbações do sistema ou trato urinário, ou do sistema urogenital (rins, ureteres, bexiga urinária, uretra) de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). Nos homens, o sistema urinário está integrado com o sistema reprodutor, ao passo que nas mulheres o trato urinário se abre na vulva. A urologia combina o acompanhamento de condições não-cirúrgicas como, por exemplo, infecções do trato urinário, e de condições cirúrgicas, como a correção de anomalias congênitas e o tratamento cirúrgico de cânceres.
Cálculos Renais – O depósito organizado de sais minerais nos rins ou em qualquer parte do aparelho urinário é o que se chama de cálculo urinário.
Câncer de Pênis – Câncer de pênis é um tumor maligno relativamente raro que acontece quase sempre em pacientes com fimose.
Câncer de Próstata – O câncer de próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade.
Câncer de Próstata em 2016 – Mal que surge em cerca de 10% dos homens com 50 anos, 30% daqueles com 70 anos e 100% dos que chegarem aos 100 anos de idade
Câncer de Rim – É o tumor maligno mais comum de rim do adulto. É mais freqüente entre 50 e 70 anos. Os homens são afetados duas vezes mais do que as mulheres
Cistite – É o nome que se dá para doenças inflamatórias e/ou infecciosas da bexiga. As cistites mais freqüentes são causadas por germes oriundos do nosso trato intestinal. Uma delas é a bactéria conhecida por Escherichia coli.
Clamídia no Homem – É uma infecção sexualmente transmitida acometendo geralmente a uretra e causada pela Chlamydia trachomatis.
Cólica Renal – É uma dor aguda, intensa, oscilante (vai e vem) proveniente do aparelho urinário superior (rim). É uma das dores mais atrozes da medicina e geralmente causada por pedras (cálculos) no rim ou no ureter. A pedra causa obstrução da urina que vem do rim, dilatando-o.
Doença de Peyronie – Essa doença se manifesta como uma zona endurecida no corpo cavernoso do pênis correspondendo a uma área fibrótica e por essa razão descrita pelos pacientes como se fosse um “calo” no pênis.
Ejaculação Retrógrada – O paciente nota uma nítida redução no volume do esperma ou mesmo ausência deste no momento do orgasmo.
Fimose – A fimose é fisiológica (normal) em recém-nascidos, devido a aderências naturais entre o prepúcio e glande. Com o crescimento do pênis, ocorre uma separação natural entre o prepúcio e a glande.
Fratura de Pênis – A fratura de pênis é o rompimento dos corpos cavernosos conseqüente a um trauma durante a ereção. É um acidente raro.
Gonorreia no Homem – A gonorréia se transmite através de relações sexuais com parceiras contaminadas. O risco de se contaminar, na primeira vez, é de 15-20%
Hemospermia – A presença de sangue no esperma dando-lhe um aspecto achocolatado ou mesmo avermelhado.
Hidrocele – Hidrocele é a presença de líquido em quantidades anormais dentro do escroto e envolvendo o testículo.
Hiperplasia Benigna da Próstata – Hbp – É o aumento benigno do volume da próstata. A próstata é uma glândula situada na parte inferior da bexiga e anterior ao reto. No seu interior passa a uretra (o canal pelo qual a urina é eliminada do corpo).
Infecção Urinária (Urologia) – É a infecção bacteriana mais comum no ser humano sendo só ultrapassada pela gripe de origem viral. Trata-se da presença de bactérias na urina. Essas bactérias multiplicam-se com o passar do tempo, enquanto um tratamento adequado não é instituído.
Nódulos nos Testículos – O volume do nódulo pode variar desde poucos milímetros (tamanho de um grão de arroz) até vários centímetros (envolvendo todo o testículo).
Orquites e Orquiepididimites – Orquite é um processo inflamatório ou infeccioso envolvendo o testículo
Pielonefrite – É a infecção que por penetração de germes atinge um ou dois rins.
Priapismo – É uma ereção persistente (mais de 4 horas), freqüentemente dolorosa, desencadeada ou não pela atividade sexual.
Prostatite – A prostatite cronica é uma afecção que acomete de 10% a 14% dos homens de todas as idades e raças.
Tamanho do Pênis – A preocupação com o tamanho do pênis é comum entre os homens. Essa ansiedade pode ocorrer na infância, na adolescência ou na fase adulta
Torção de Testículo – É uma dor súbita no escroto (saco, saco escrotal) acompanhada de aumento de volume do mesmo.
Tumor de Bexiga – Também chamado de carcinoma transicional de bexiga, constitui 6,2% de todos os tumores os tumores malignos
Tumor de Testículo – Sua maior incidência se encontra nos adultos jovens dos 15 aos 35 anos, que é a fase da maior atividade sexual e início da vida profissional.
Uretrites – As uretrites mais comuns são as infecciosas sexualmente transmitidas. Essas são classificadas em uretrites gonocócicas e não gonocócicas.
Varicocele – A varicocele está presente em 15% da população geral (adultos e adolescentes) e em 35% dos homens com infertilidade.